segunda-feira, 7 de novembro de 2016

6º Ano 2016 - Correção de Exercícios apostila 3 páginas 12 a 22

1) a) As maiores reservas petrolíferas estão na Ásia, na região do Oriente Médio.
b) O maior consumo de energia está nos Estados Unidos.
c) O recurso energético em menor quantidade na América do Sul é o carvão mineral.

2) Em função da concentração de jazidas petrolíferas, a região é alvo de vários conflitos pela disputa e posse dessas reservas de petróleo.

3) A descoberta do petróleo provocou uma verdadeira revolução em relação aos meios de transportes e ao modo de produção da sociedade. Hoje a matriz energética mundial é o petróleo, e caso essa fonte de energia se esgotasse, o potencial produtivo dos países seria reduzido inúmeras vezes, gerando diversas dificuldades na sociedade.

4) a) A primeira fonte de energia utilizada foi o carvão mineral. A descoberta dessa fonte energética possibilitou o surgimento das primeiras indústrias de bens de consumo e o consequente aumento de produtividade. A modificação também revolucionou o transporte de mercadorias e pessoas. A invenção da máquina a vapor possibilitou que os animais, antes usados para o transporte, fossem substituídos por locomotivas e barcos a vapor.
b) O carvão mineral é fonte fóssil e, por isso, emite grande quantidade de gases poluentes no momento de gerar energia. Ambientalmente, o uso dessa fonte energética provoca uma grande emissão e concentração de gases, como o gás carbônico e o metano, gerando um agravamento de problemas ambientais, como o aquecimento global.

5) Energias Fósseis
• carvão mineral
• petróleo
• gás natural

Energias Alternativas
• hidroeletricidade
• solar
• eólica
• marés
• geotérmica
• biomassa
• nuclear

7) A Revolução Tecnocientífica promoveu um extraordinário desenvolvimento da tecnologia, integrando as pessoas. O resultado dessa grande descoberta é a aplicação quase imediata das descobertas científicas no processo produtivo. Essa revolução proporcionou a ascensão das atividades que empregam alta tecnologia em sua produção e promoveu a integração efetiva entre povos e nações, proporcionando um estreitamento das relações políticas, econômicas, sociais e culturais entre os países. Através dos meios de comunicação, o espaço geográfico mundial se interligou e intensificaram-se as relações econômicas e culturais entre os países. Por isso, muitos estudiosos analisam o mundo atual como um espaço único, o espaço global. 
Comentário: Reconhecer a importância da revolução tecnocientífica para a sociedade global e a ampliação de produtividade ocasionada.



9) Pontos Positivos
A Internet possui uma série de aspectos positivos, como a rápida divulgação de informações e culturas, incentivo à leitura e aquisição de competências cada vez mais exigidas pela sociedade moderna.

Pontos Negativos
É preciso ressaltar que a Internet também possui um lado negativo, caso seu uso não seja
bem administrado, como: sites violados, senhas capturadas, prática da pedofilia e incentivo à prostituição, ciberbullying, etc

12) O Cyberbullying é uma prática comum entre jovens e adolescentes que promovem a  difamação de pessoas via Internet, além de incentivarem a prática da violência, do preconceito e o racismo.

13) A Internet está presente em todos os lugares, através de computadores, notebooks, celulares, palms e demais aparelhos multifuncionais e, por isso, tornou-se um recurso disponível em todos os lugares e ambientes, o que favorece o uso constante da ferramenta.

14) A camada pré-sal é um conjunto de reservatórios de petróleo que se encontra abaixo da camada de sais da crosta terrestre, a aproximadamente sete mil metros de profundidade, e apresenta diversos poços de petróleo em excelente estado de conservação.
A exploração da camada pré-sal será capaz de dobrar a capacidade de produção de petróleo e gás combustível do Brasil.

15) Internet possui uma série de aspectos positivos, pois, além de promover a rápida divulgação de informações e culturas, também incentiva a leitura e promove a aquisição de competências cada vez mais exigidas pela sociedade moderna.

16) A partir das fontes destacadas, é possível a obtenção de energia elétrica, de calor e de combustíveis, que, no dia a dia, são utilizados como fontes de energia e abastecimento de residências, indústrias, comércio, serviços em geral e também dos meios de transporte utilizados.

20) Uma vez que os melhores ventos ocorrem nos períodos de menores chuvas, a geração eólica auxiliana recomposição dos níveis dos reservatórios.


21) Essa contradição ocorre devido aos baixos investimentos, no Brasil, em geração de energia eólica.

quinta-feira, 27 de outubro de 2016

PEGADA ECOLÓGICA - 8º ANO

OLÁ

O material disponibilizado nos links abaixo dizem respeito à pegada ecológica.
A atividade consiste em:
1º leitura;
2º elaboração do mapa conceitural utilizando o CMAPSTOOLS.

Após elaborar o mapa, encaminhar para o email disponibilizado em sala.

A ATIVIDADE DEVERÁ SER REALIZADA ATÉ DIA 07/11/2016 IMPRETERIVELMENTE.

Bons estudos.


LINKS
Pegada Ecológica 1
Pegada Ecológica 2

LINK PARA BAIXAR CMAPSTOOLS


NÃO SE ESQUEÇA DE COMENTAR

domingo, 25 de setembro de 2016

ATIVIDADES 2º ANO 2016

Gentileza transcrever para o caderno as questões abaixo e respondê-las de acordo com os documentos disponibilizados nos links abaixo:

A respeito da PEGADA ECOLÓGICA responda:

01) Defina sucintamente o que é.
02) Qual a necessidade de se reduzir?
03) Como se calcula?
04) Identifique de maneira resumida quais os fatores que são responsáveis por estimular a pegada ecológica.
05) Elabore um mapa conceitual sobre a pegada ecológica e seus princípios.
06) Utilize um aplicativo eletrônico de planilhas (Excel, Calc, Google Sheets...) e elabore um gráfico de setores (pizza) sobre as áreas Bioprodutivas do Planeta. Inclua Legenda, título, fonte. , Recorte e cole em seu caderno
07) Elabore uma tabela com os tipos de terras e suas destinações, utilize um editor de texto (Word, Impress, Google Doc...), recorte e cole em seu caderno.
08) De acordo com os textos, quais as atitudes que podemos tomar individualmente para reduzirmos a nossa pegada?
09) Elabore um questionário com no mínimo 10 questões a respeito do tema com base nos documentos disponíveis nos links. Produza com respostas curtas de no máximo uma linha, faremos uma dinâmica em sala de acordo com a sua produção.

Data para apresentação dos cadernos. 03/10/2016.


LINKS

cnec.lk/077v

cnec.lk/077w

cnec.lk/077x



quinta-feira, 25 de agosto de 2016

8º ano - Exercícios páginas 30 a 40 - Gentileza conferir, corrigir e comentar.

1) a) energia, movimento, trabalho.
b) produz, transforma.
c) erectus, fogo.
d) Inglaterra, máquina a vapor.
e) petróleo.
f) petróleo, eólica, solar.

2) B
4) A energia se transforma.
5) O calor do interior da Terra (interna) e o Sol (externa). Tanto o calor emitido pela Terra quanto o calor recebido pelo Sol são responsáveis por aquecer a Terra em determinadas regiões bem como em realizar o ciclo hidrológico.
6) O Sol, o petróleo, o carvão mineral, o vento, a água, o gás natural, etc.
7) Desenvolvendo novas fontes e tecnologias para a obtenção de energia. Buscando, principalmente, as fontes de energia renováveis.
8) O carvão mineral é formado por troncos, raízes, galhos e folhas de árvores gigantes que cresceram há 250 milhões de anos em pântanos rasos. Essas partes vegetais, após morrerem, depositaram-se no fundo lodoso e ficaram encobertas. O tempo e a pressão da terra que foi se acumulando sobre o material transformaram-no em uma massa negra homogênea – as jazidas de carvão.
9) Linhito – produção de energia elétrica; Sub-betuminoso – produção de eletricidade e usos industriais; Betuminoso – produção de eletricidade, usos industriais, fabricação de ferro e do aço. Antracito – doméstico, industrial e combustível.
10) A China, os Estados Unidos e a Rússia.
11) Não. De acordo com o mapa, o Brasil possui reservas abaixo de 10 milhões de toneladas. Comparadas com as maiores reservas do mundo podem ser consideradas pequenas.
12) A produção de eletricidade nas termelétricas movidas a carvão acontece da seguinte forma: retira-se o mineral das minas; leva esse mineral para as caldeiras; queima esse mineral para aquecer a água que gera o vapor d’água; esse vapor pressurizado é responsável por acionar uma turbina, que ligada a um gerador elétrico produzirá eletricidade.
13) Na região Sul.
14) Que as termelétricas ficam concentradas nos locais onde estão as maiores reservas de carvão mineral. Isso ocorre devido a difícil logística de transportar o carvão para lugares distantes.
15) O carvão mineral encontrado no Brasil é do tipo linhito e sub-betuminoso e é utilizado, principalmente, para a produção de eletricidade.
16) Óleo diesel, gasolina e produtos não energéticos (plástico, asfalto, parafina, etc.).
17) Sim, pois diversos dos produtos utilizados pela sociedade moderna como, por exemplo, o óleo diesel, a gasolina, o plástico, o gás GLP, dentre outros, são de extrema importância para o modelo de vida da sociedade atual.

18) Todos aparatos, técnico e tecnológico, desenvolvidos com base no uso do petróleo precisariam ser reinventados e isso traria sérias consequências à sociedade, pois não teríamos ainda equipamentos, principalmente, meios de transporte que utilizariam outras fontes de energia. Por isso, torna-se necessário buscar novas formas de se obter energia e inventar novos equipamentos que possam utilizar essas novas fontes.

domingo, 19 de junho de 2016

1º Ano Ensino Médio - Correção de Exercícios

Prezadas e Prezados,

Gentileza conferir, corrigir e comentar.

Obrigado

pág. 08

1) Crosta Terrestre - É a camada mais externa da Terra, é dividida em Crosta Continental e Oceânica. A Continental apresenta espessura muito variável de 30 até 80 km, constituída por rochas que variam de sedimentares, metamórficas ou magmáticas. A Oceânica apresenta espessura média de 7,5 km e é constituída por sedimentos, rochas vulcânicas e plutônicas. A Crosta Terrestre é constituída principalmente por minerais leves, como o silício, o magnésio e o alumínio.

Manto Superior - Tem espessura de, aproximadamente, 300 km, é composto provavelmente por silicatos sólidos com teor muito alto de magnésio e ferro.

Manto Transicional - É uma faixa de transição, tem espessura de, aproximadamente, 250 km, apresenta algumas descontinuidades que podem ser devidas a variações de densidade ou de composição química.

Manto Inferior - Tem espessura de, aproximadamente, 2 200 km, é composto provavelmente por silicatos sólidos com teor muito alto de magnésio e ferro, porém mais densos.

Núcleo Externo - Tem espessura de, aproximadamente, 2 200 km, é líquido, composto por uma liga metálica de ferro e níquel.

Núcleo Interno - Tem espessura de, aproximadamente, 1 300 km, é sólido, provavelmente composto por liga de ferro - níquel. Deve crescer lentamente com a solidificação do núcleo externo

pág. 11

2) Sim. Existe uma semelhança muito grande entre o recorte continental desses dois continentes e, de acordo com a teoria da Deriva Continental e da Tectônica Global, a crosta terrestre é constituída por vários pedaços (as placas tectônicas) que se movimentam, ora se encontrando, ora se afastando, ora deslizando lateralmente uma sobre a outra.

pág. 14

3) Placa Norte-americana – Abrange os territórios do Canadá, dos Estados Unidos, da Groenlândia, do México, alguns territórios da América Central e a parte central e norte do oceano Atlântico.

Placa Sul-americana – Abrange na totalidade a América do Sul e a parte central e sul do oceano Atlântico.

Placa Africana - Abrange a totalidade do continente africano, parte central e sul do oceano Atlântico, oeste do oceano Índico e o sul do Mediterrâneo.

Placa Euroasiática – Abrange o continente europeu e o asiático (exceto a Índia e o Oriente Médio), o norte do oceano Atlântico e o oeste do oceano Pacífico.

Placa Indo-australiana – Abrange o sul da Ásia, a Oceania, o leste do oceano Índico e sudoeste do oceano Pacífico.

Placa Pacífica – Abrange quase a totalidade do oceano Pacífico.

Placa Antártica – Abrange o sul dos oceanos Pacífico, Atlântico e Índico, e a Antártica.

4) O Brasil está situado na placa Sul--americana, e distante do limite dessa
placa. Do ponto de vista geológico, o território brasileiro se encontra em uma área de estabilidade geológica com poucos eventos significativos de terremotos e nenhum de vulcanismo. Para a sociedade brasileira, conviver com esse território afastado das áreas de instabilidade geológica possibilita uma menor preocupação com esse tipo de evento.

5) Sim. A placa Sul-americana, a Africana, a Norte-americana e a Euroasiática são exemplos de placas tectônicas que abrangem tanto áreas continentais quanto oceânicas.

6) Limite convergente: Placa Sul-américa com a de Nazca.

Limite divergente: Placa de Nazca com a Pacífica.

Limite conservativo: Placa Norte--americana com a Juan de Fuca.

pág. 16

7) O Pangeia aconteceu no intervalo de tempo de aproximadamente 35 milhões de anos (entre 290 milhões e 255 milhões de anos atrás). Aconteceu principalmente na Era Paleozoica, no Período Permiano. Nessa Era, os principais eventos geológicos e biológicos foram: a extinção de muitos grupos em ambientes variados, mas com mais intensidade em comunidades marinhas, fim dos trilobitas e corais primitivos; nos continentes, a extinção dos diapsídeos e dos sinapsídeos mudou o domínio das espécies, dando origem ao Triássico, a idade dos dinossauros; as florestas gigantes de pteridófitas deram origem às de gminospermas; constituição do Pangeia; maior parte da superfície ocupada por um único oceano (o Panthalassa), e um menor ao leste do Pangeia conhecido como Tethys; e as enormes glaciações ao sul do continente.

8) A separação do Pangeia em dois continentes, Gondwana e Laurásia, aconteceu, aproximadamente, num intervalo de 40 milhões de anos (entre 255 milhões a 215 milhões de anos atrás). Esse evento aconteceu principalmente na Era Mesozoica, no Período Triássico. Os principais eventos geológicos e biológicos foram: o aparecimento dos dinossauros, dos mamíferos e a diversificação dos répteis (aparecimento das primeiras tartarugas); nos mares, surgem dois grupos mais modernos de peixes ósseos; dominância de coníferas e das cicas; início da fragmentação do Pangeia, formando os continentes da Laurásia, ao norte, e, Gondwana, ao sul; e a separação do bloco - Austrália e Antártica — da Índia de Gondwana.

9) O choque entre a Placa Indiana e a Euroasiática aconteceu há aproximadamente 70 milhões de anos. Esse choque provocou o dobramento moderno conhecido como Himalaia, cordilhera mais alta montanha do mundo. Esse evento aconteceu na Era Cenozoica, no Período Terciário. Os principais eventos geológicos e biológicos foram: expansão dos campos e cerrados, vegetação adaptada aos climas áridos do interior dos continentes; evolução das espécies para espécies modernas; as aves alcançam grandes tamanhos; a placa Africana--arábica uniu-se à Ásia; colisão da Índia com a Ásia, formando assim o Himalaia; e o soerguimento da Cordilheira dos Andes.

10) a)  Movimento Convergente: ocorre quando duas placas se chocam. Normalmente, uma desliza por baixo da outra, encontrando altas temperaturas e fundindo-se parcialmente. Esse novo magma, menos denso, sobe e extravasa--se através de zonas frágeis da crosta, formando vulcões. Cerca de 2/3 destes e 3/4 dos terremotos ocorrem nessas áreas. A interação entre as placas de Nazca e da América do Sul, por exemplo, formou a Cadeia Andina.

b) Movimento Divergente: ocorre quando as placas se afastam uma da outra. O magma sobe através das fendas e extravasa-se formando um novo fundo oceânico. Acontece principalmente ao longo das cadeias mesoceânicas, extensas elevações submarinas, de topografia muito mais acentuada e exuberante que as zonas montanhosas dos continentes e podem alcançar mais de 1 000 km de largura e 20 000 km de extensão. São exemplos os limites entre a placa Africana e a Sul-americana, e a de Nazca e a do Pacífico.

Os sistemas de alerta de tsunamis são extremamente relevantes para evitar a perda de milhares de vidas, pois funcionam como mecanismos de aviso às populações que podem abandonar as áreas de riscos.
  
pág. 18

11) Os tsunamis são provocados principalmente por maremotos, mas também podem ser formados a partir de uma erupção vulcânica, por queda de meteoritos ou de uma falésia no mar. A formação de um tsunami por meio de um maremoto acontece quando o deslocamento de duas placas tectônicas no fundo do mar provocam sismos. Ao se deslocarem, empurram-se uma contra a outra, até que uma ceda. Quando uma placa cede, provoca um movimento brusco no oceano, fazendo deslocar verticalmente uma grande massa de água que origina uma onda gigante. A onda gigante consegue atravessar oceanos inteiros a uma velocidade entre os 500 a 1 000 km por hora, e a sua altura pode ultrapassar os 30 metros. A onda, aproximando-se do continente, suga a água da costa, aumentando a sua altura, mas diminuindo a sua velocidade para cerca de 40 km/h. A onda gigante avança pelas áreas continentais, destruindo tudo ao seu redor, até que perde a força e volta às suas origens. Provoca tanto perdas de vida quanto perdas materiais.

12) O sistema físico da Terra é dinâmico.
As chuvas, que podem causar o desmoronamento de encostas;
as secas que podem provocar mudança na vazão dos rios e, consequentemente, mudanças na paisagem dentre outras.

13) Os quatros subsistemas são: a litosfera, a atmosfera, a hidrosfera e a biosfera. A litosfera é formada pela porção sólida da Terra, constituída por rochas, minerais e solos; a hidrosfera é composta pela parte líquida da Terra, formada pelos oceanos, mares, rios, lagos e águas subterrâneas; a atmosfera, com pouco mais de 800 km de altitude, é a camada ou porção gasosa que envolve a Terra; a biosfera é formada na intersecção dessas três esferas, sendo a esfera da vida. É formada pelo conjunto de seres vivos e pelos elementos inorgânicos que possibilitam a vida na Terra.


14) As rochas magmáticas resultam da solidificação do magma,  material em estado de fusão encontrado nas profundezas da litosfera. Essas rochas podem resultar da solidificação do magma no interior da Terra, tanto nos continentes quanto nos oceanos, quando o magma vai perdendo temperatura até endurecer e transformar-se em rocha; e também da solidificação do magma que é lançado pelos vulcões, em forma de lava, para a superfície da Terra tanto em contato com a atmosfera quanto em contato com a hidrosfera.

As rochas metamórficas também se formam no interior da crosta terrestre, onde a pressão e a temperatura muito elevadas, os fortes atritos ou a combinação química de dois ou mais minerais transformam a estrutura molecular das   rochas já formadas, o que dá origem a esse tipo de rocha. A queda de asteroides pode provocar mudanças físico-químicas nas rochas da superfície terrestre que estiverem em contato com a pressão e temperatura exercidas pelo objeto.

As rochas sedimentares resultam das transformações físico-químicas  do desgaste e da erosão que os outros tipos de rochas sofreram ao longo do tempo geológico. Esse material vai sendo transportado pela água e pelo vento e se acumulando em algumas áreas ou ambientes, que também recebem detritos orgânicos. Nesse processo, as camadas superiores realizam pressão sobre as camadas mais internas e, depois de muitos anos, elas se solidificam, transformando--se nesse tipo de rocha.

15) Existe uma estreita relação entre as áreas de ocorrência de terremotos e vulcanismo com as chamadas áreas de instabilidade geológica, ou seja, os limites das placas tectônicas. Nessas áreas de contato, os movimentos são sentidos, podendo causar um número maior de terremotos e de vulcões. Enquanto nas áreas interiores das placas, área de estabilidade geológica, esses eventos são menos comuns.

pág. 19

16) a) A formação de um sistema aberto e dinâmico, que necessita tanto da energia proveniente do seu interior quanto da energia vinda do Sol. Qualquer mudança nesse sistema pode provocar mudanças drásticas e irreversíveis para a vida na Terra.

b) Sim, por exemplo, o uso intenso de combustíveis fósseis pela sociedade humana provocou um aumento na concentração dos chamados gases do efeito estufa na atmosfera terrestre, acentuando assim o chamado efeito estufa. Esse processo poderá provocar uma maior retenção da energia solar aquecendo a Terra e provocando mudanças significativas em todas as paisagens terrestres.

17) a) Falsa. Vez ou outra acontecem abalos sísmicos de pequena intensidade no território brasileiro devido, principalmente, à acomodação de camadas geológicas sub superficiais.

b) A probabilidade de o Brasil ser atingido por um tsunami é muito pequena, porém, como ele pode acontecer devido ao impacto de um asteroide ou por vulcanismo, a possibilidade existe.

c) O Haiti fica situado em uma área de grande instabilidade geológica, próximo ao limite de placas tectônicas, sendo que os terremotos e os vulcões nessa área acontecem frequentemente.

Exercícios propostos – pág. 19

18) C  19) A   20) E

21) V – V – F – F – F


22) E   23) D

segunda-feira, 16 de maio de 2016

8º Ano Resolução de Exercícios Páginas 36 a 43

Alunas e alunos do 8º ano 2016

Gentileza conferir, corrigir e comentar, até dia 20/05/2016


Resolução de Exercícios páginas 36 a 43

13) Em 1500, existia uma nítida concentração das maiores cidades do mundo na Ásia, principalmente na Índia e na China. Em 1800, observa-se um aumento do número de grandes cidades na Europa e no Japão. A Europa passou a contar com três das dez maiores cidades do mundo e o Japão passou a contar com duas

14) Sim. As maiores cidades do mundo estavam situadas no litoral ou perto de grandes rios.

15) Os recursos hídricos são importantes tanto para a irrigação quanto para o abastecimento da população. Contudo a grande importância do comércio marítimo nessa época fazia com que as grandes cidades se desenvolvessem próximo às áreas litorâneas ou próximo a rios que tinham ligação com os oceanos. Isso facilitava as trocas comerciais entre as diversas partes do mundo.

16)A industrialização, juntamente com mudanças políticas e sociais provocadas no campo, impeliu milhares de pessoas a deixarem suas terras em busca de emprego e renda nas cidades. Os cercamentos, iniciados na Inglaterra, qual retirava do campo milhares de agricultores que não possuíam mais o direito a terra, a necessidade de mão de obra e de mercado consumidor na indústria e o próprio desenvolvimento do modo de produção capitalista fizeram surgir uma nova etapa na urbanização mundial. Cidades cada vez maiores, com indústrias e estabelecimentos comerciais, com funções políticas e econômicas, seriam o novo perfil desse elemento socioespacial que não tem relação direta com a industrialização, mas que ganhou novas características a partir desse processo.

18) Eram cidades que não tinham nenhuma infraestrutura básica para os seus habitantes. Não existia sistema de água tratada, de coleta de esgoto e lixo. A poluição atmosférica era intensa, pois o carvão mineral era utilizado como matriz energética para as máquinas a vapor. Ratos, baratas e outros animais faziam parte do cotidiano das cidades e eram vetores de doenças. A água também causava doenças. As ruas eram sujas, o lixo se acumulava e o esgoto corria a céu aberto.

19) As pessoas, principalmente aquelas que tinham apenas a sua força de trabalho para ser vendida, eram muito exploradas e ganhavam muito pouco por aquilo que produziam. A sua sobrevivência, portanto, era complicada, pois viviam nos lugares mais sujos, com péssima alimentação e condições de trabalho. Tudo isso fazia com que essas pessoas tivessem baixa expectativa de vida.

22) Sim. Observa-se através desse mapa que a Europa passou a figurar como o continente de maior destaque entre as maiores cidades do mundo. Isso é decorrente do processo de industrialização que se expandiu pela parte Ocidental e fez emergir uma crescente população urbana. Além disso, observa-se a presença, pela primeira vez, de grandes cidades no interior dos Estados Unidos.


23) No intervalo de 100 anos, a maior cidade do mundo passou de 1,1 milhão da habitantes para 6,480 milhões de habitantes. Esse crescimento é de, aproximadamente, 500%. Além disso, as outras cidades que aparecem no rol das dez maiores aumentaram bastante a sua população absoluta, sendo que a décima maior cidade do mundo em 1900 era maior que a maior cidade do mundo em 1800. Isso deve ser resultado da continuação do fluxo migratório do campo para as cidades e do processo de industrialização que se especializou para outros países da Europa e para outras regiões do mundo, como os Estados Unidos e o Japão.

24) Durante o século XIX, os Estados Unidos passaram por um profundo processo de industrialização iniciado na região Nordeste, onde ficava a chamada Nova Inglaterra. Essa região foi povoada por imigrantes europeus que fugiam de guerras e de perseguições religiosas. O espírito empreendedor de alguns desses imigrantes foi o pontapé para iniciar o processo de industrialização estadunidense. Novamente, as raízes da urbanização e, principalmente, do seu crescimento estiveram atreladas ao desenvolvimento industrial. A necessidade de mão de obra, de mercado consumidor, a busca por melhores condições de vida e as mudanças estruturais no campo conduziram para uma acentuação do processo da população urbana em detrimento da população rural.

25) Em 1900, todas as grandes cidades do mundo estavam localizadas em países industrializados que se tornaram países desenvolvidos. Isso aconteceu pelo fato de eles terem sido os primeiros a passar por um processo de industrialização e por terem modernizados a sua agricultura, possibilitando uma oferta de mão de obra e de mercado consumidor que foram para as cidades em busca de trabalho e de melhores condições de vida.

26) Ao compararmos os mapas de 2005 e de 1900, são várias as modificações nos padrões das dez maiores cidades do mundo. Primeiramente, pela primeira vez na história desde 1500, aparecem entre as dez maiores algumas cidades ao sul do Equador. Isso é um fato novo e singular na evolução das grandes cidades do mundo. Outra mudança está relacionada à ausência, no rol das dez maiores cidades do mundo, de representante europeu. Além disso, observa-se o grande número de cidades localizadas em países em desenvolvimento, algo novo, singular. Essas explicações devem ser apontadas para o melhor entendimento da urbanização em escala mundial. Outro padrão verificado nesse mapa é a concentração das dez maiores cidades na Ásia e na América.

27) A maior cidade do mundo em 2005 perfazia um total de 35 milhões de habitantes. Comparando-a com a maior cidade do mundo em 1900, que tinha aproximadamente 7 milhões de habitantes, podemos afirmar que esse é um crescimento significativo.

28) Em 1950, as regiões com maior representatividade de países com população urbana superior a 50% estavam na Europa. Além desse continente, a América e a Oceania também eram representadas. Já as menores taxas de urbanização apareciam na África e no sudeste asiático.

29) Ao longo do capítulo, discutimos sobre a urbanização via industrialização. Os primeiros países a se industrializarem foram os primeiros a passar por um gradativo aumento da sua população urbana. De certa forma, isso refletiu em um crescimento relativamente maior dos índices de urbanização dos países centrais comparado com a urbanização dos países periféricos.

30) Mesmo que ainda incipiente em vários países do mundo, observa-se que a população urbana vem aumentando gradativamente no mundo todo. Além disso, observa-se a existência de países na periferia da economia mundial com porcentagem de população urbana tão grande quanto de países centrais como, por exemplo, o Chile, o Uruguai e a Argentina. Mesmo na África, onde a população urbana em 1950 era pouco representativa, em 1980 já havia países com porcentagens de população urbana acima de 50%, como é o caso da Líbia e da Tunísia. Um outro fator relevante a se destacar refere-se, à China e à Índia. Mesmo ainda possuindo uma pequena porcentagem de população urbana, o número total de habitantes que vivem nas cidades é muito elevado. A China, por exemplo, contava com 19% da sua população vivendo em áreas urbanas, mas com um total de 190 milhões de habitantes. Possivelmente, esse processo acarretará a formação de grandes centros urbanos nesses dois países.

31) Observa-se um crescimento da população urbana em todos os continentes do mundo. Porém, tanto absoluta quanto proporcionalmente, esse crescimento demonstra ser mais intenso nos países em desenvolvimento, conforme pode ser observado na América Latina, na África e na Ásia. As populações urbanas chinesas e indianas tornam-se, em número absolutos, disparado, as maiores populações urbanas. Todavia esses países ainda possuem em porcentagem números inferiores a 50%. Nota-se uma tendência: o crescimento da população urbana em países em desenvolvimento e uma estagnação desse número e da porcentagem nos países desenvolvidos.



quinta-feira, 31 de março de 2016

6º ano - Respostas dos exercícios de Escala - Março de 2016

Lembrando,

Faça a sua correção marcando aquelas que você dúvida para que possamos resolvê-las em sala.

RESPOSTA
RESPOSTA
1
C
14
3.750.000 cm ou 37,5 km
2
E
15
B
3
E
16
B
4
NULO
17
11,6 km
5
D
18
10,58 km
6
D
19
A
7
D
20
B
8
B
21
D
9
B, A, D, C
22
A
10
B - Porque apresenta maior quantidade de detalhes da superfície representada
23
C
11
<, >, >, <
24
A
12
F, F, F, V,V
25
A
13
V, V, V, V

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

CMAPSTOOLS Turmas 2016

Prezados e Prezadas

Abaixo tem o link para você fazer o download do programa CMAPTOOLS, não tem vírus, é só baixar e mandar executar em seu computador (não vai funcionar em tablets e smartphones).
Siga os seguintes passos:

1- Salve o programa de CMAPTOOLS para o seu computador clicando no link abaixo:
 CMAPSTOOLS - 32BITS
2- Depois de salvá-lo, instale-o dando um duplo clique.
3- Siga os passos solicitados nas janelas, autorizando a instalação.

No link abaixo você poderá fazer o download de um tutorial a respeito do programa CMAPTOOLS que contém dicas bem legais de como utilizá-lo. O formato do arquivo é em PDF e recomendo que não imprima (O PLANETA AGRADECE), estude-o no próprio computador.
TUTORIAL CMAPSTOOLS

Agradecimentos pelo desenvolvimento deste tutorial ao Professor Anderson Ricardo Yanzer Cabral e Taiana Rosales de Oliveira da UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL - ULBRA GUAÍBA.

terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Espaço agropecuário mundial: EUA, EUROPA e JAPÃO - 8º ANO 2016

Prezados,

Abaixo, uma série de links para pesquisa:

EUA

EUROPA

JAPÃO
http://www.diadecampo.com.br/zpublisher/materias/Materia.asp?id=24159&secao=Colunas%20e%20Artigos

domingo, 24 de janeiro de 2016

VIAGEM AO CENTRO DA TERRA - 6º ANO 2016

Estimados Alunos e Estimadas Alunas

Vamos começar a viagem pelo nosso planeta, e nada melhor que a incrível história de Julio Verne, VIAGEM AO CENTRO DA TERRA.
É bem simples obter o livro, basta clicar no link abaixo e baixar para o seu computador, tablet ou smartphone.
CLIQUE AQUI  VIAGEM AO CENTRO DA TERRA

Calma! Não se preocupe, você terá tempo para fazer a leitura.
Vamos realizar a avaliação referente ao livro ao final do mês de abril de 2016.

Bom, agora que você já leu as instruções, é importante você comentar dessa forma:
"OK Professor, já baixei o livro. RenatoD.6ºA"

Importante, o livro está sendo disponibilizado através da equipe iOS Books em parceria com o grupo LegiLibro de maneira gratuita.
Quando baixar, procure fazer a leitura direto no seu computador, tablete ou smartphone, para não gastar com papel e tinta. O PLANETA AGRADECE.


segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

AVALIAÇÃO ONLINE

Obrigado a todos que colaboraram, infelizmente o formulário tem um tempo para ficar no ar.

Em Especial Nathália Dayrell, Vitória Raphaela, Maria Luisa Ribeiro, Vinícius e Izabela Drumond.