Prezados Alunos e Alunas,
Segue resolução dos exercícios propostos para VERIFICAÇÃO e CORREÇÃO. Gentileza comentar da seguinte maneira:
Ok Professor, conferido e corrigido. Aluno(a) Ano Turma.
Caso queira fazer alguma observação será muito bem vinda.
Favor verificar até dia 18/09/2015
61) Ao longo do tempo, os países
buscam solução para sua necessidade de encontrar novas formas de produção de
energia devido à demanda, às questões ambientais e ao uso exagerado de fontes
não renováveis. Nesse sentido, a energia eólica ganhou espaço por ser uma fonte
limpa e renovável.
63) A maioria dos países são
desenvolvidos, exceto a China e a Índia. Essa grande capacidade instalada de
energia eólica nesses países se deve ao fato de eles possuírem recursos, mão de
obra qualificada e capacidade técnica para desenvolverem novas tecnologias e
novas formas de gerar eletricidade.
64) As regiões com maior
potencial para a geração de energia eólica são: o litoral do Rio Grande do Sul,
o litoral norte e sul do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, o litoral norte da
Região Nordeste, o interior da Bahia e o norte de Minas Gerais.
65) Sim. A relação é que as
usinas geradoras de energia eólica estão situadas justamente onde se encontram
os maiores potencias de geração desse tipo de energia.
66) A energia solar é aquela
energia produzida a partir do Sol como fonte energética.
67) A energia solar pode ser
aproveitada tanto no uso do seu calor como na produção de eletricidade.
Os aquecedores solares são
um tipo de energia solar, pois aproveitam a energia térmica do Sol para aquecer
a água. Os painéis fotovoltaicos utilizam a energia solar para produzir
eletricidade por meio da transformação direta da energia térmica do Sol em
corrente elétrica.
68) A Região Nordeste, a
Centro-Oeste e parte da Sudeste.
69) Novamente, os países que
possuem o maior potencial instalado de energia solar são os desenvolvidos com
exceção da China e da Índia. Porém, todos esses países possuem recursos, mão de
obra qualificada e capacidade técnica para o desenvolvimento e construção de
novas tecnologias e parques solares.
70) A maior parte das usinas
fotovoltaicas do Brasil está instalada na região Sudeste. Ao contrário da
localização do maior potencial de energia solar que se encontra no Nordeste, as
usinas não estão nessa região, encontrando-se, sobretudo, em São Paulo e em
Minas Gerais.
71) Na região Sudeste. A região
Sudeste é a mais desenvolvida, sua maior quantidade de recursos, de mão de obra
qualificada e de capacidade técnica permitiu que as empresas geradoras de
eletricidade desta região investisse nessa nova forma de geração de energia.
72) Qualquer matéria orgânica
que possa ser transformada em energia mecânica, térmica ou elétrica é
classificada como biomassa.
73) Vegetais não lenhosos –
cana, capim, milho e girassol.
Vegetais lenhosos –
eucalipto.
Resíduos orgânicos –
esterco, bagaço e lixo.
74) Assim
como na maioria da usinas geradoras de eletricidade, a biomassa gera corrente
elétrica a partir da sua queima (energia térmica) utilizada para aquecer uma
caldeira com água. A água aquecida gera vapor que, ao ser pressurizado, aciona
uma turbina, a qual aciona um gerador elétrico capaz de gerar a eletricidade.
75) Bioenergia – Estados Unidos, Alemanha e
Brasil.
Biodiesel
– Alemanha, França e Itália.
Etanol
– Brasil, Estados Unidos e China.
76) a) Observa-se que, durante os meses de
junho e novembro, diminui bastante a quantidade de energia gerada por meio das
hidrelétricas no Brasil, pois esses são os meses mais secos do ano, e o período
de estiagem reflete na diminuição do volume de água dos rios e nos
reservatórios.
b) A bioeletricidade pode
ser utilizada para aumentar a geração de eletricidade no Brasil, justamente nos
períodos de menor produção de hidreletricidade.
77) A maior parte das geradoras
de bioenergia encontra-se nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. Essas
áreas são produtoras de cana-de-açúcar.
78) Fontes não renováveis:
Termelétrica – próxima aos
centros consumidores e gera gases do efeito estufa.
Nuclear – alta capacidade de
geração de eletricidade e apresenta o perigo do lixo radioativo.
Fontes renováveis:
Hidrelétrica – limpa e causa
impacto negativo para a fauna aquática.
Solar – limpa e de custo
elevado.
Eólica – limpa e deve ser
construída em lugares com ventos fortes e intensos.
Biomassa – utilização da
matéria orgânica para gerar eletricidade e pode produzir combustíveis que
substituem os fósseis.
79) A fissão nuclear é quando o
átomo é dividido em partes menores, enquanto, na fusão, os átomos de diferentes
compostos químicos são unidos.
80) A fusão nuclear pode gerar
uma grande quantidade de energia, não emite nenhum tipo de gás do efeito estufa
e não gera lixo radioativo.
81) O biogás é obtido a partir
da decomposição da matéria orgânica (biomassa). A biomassa é colocada dentro do
biodigestor, onde através da digestão e da fermentação das bactérias
anaeróbicas, e transformada em um gás conhecido como metano. Esse tipo de
bactéria não precisa de ar para sobreviver, por isso o ambiente tem que ser o
mais vedado possível.
82) Biodigestor é um
reservatório onde se coloca a biomassa misturada com água. É no seu interior
que acontece a fermentação da biomassa, dando origem ao biogás.
83) Porque ele aproveita o gás
metano, um dos gases do efeito estufa, na geração de eletricidade, e isso reduz
a sua quantidade na atmosfera.
84) Energia geotérmica é a
energia adquirida a partir do calor proveniente da Terra, mais especificamente
do seu interior. Devido à necessidade de adquirir energia elétrica de uma forma
mais limpa e em quantidades cada vez maiores, foi desenvolvido um modo de
usufruir esse calor para a geração de eletricidade. Para uma melhor compreensão
da forma como é aproveitada a energia do calor da Terra, deve-se primeiro
perceber como o nosso planeta é constituído. A Terra é formada por grandes
placas, que nos mantêm isolados do seu interior, no qual encontramos o magma,
que se resume, basicamente, em rochas derretidas. Com o aumento da
profundidade, a temperatura vai acrescendo. No entanto, há zonas de intrusões
magmáticas, onde a temperatura é muito maior. Essas são as zonas onde existe
elevado potencial geotérmico.
85) A maior parte dos países com
elevado potencial geotérmico do mundo está localizada próxima às bordas das
placas tectônicas. Como o Brasil não é um desses países, nosso potencial
geotérmico é muito pequeno.
86) Vantagens: energia limpa,
não é preciso pagar pelo combustível e é renovável.
Desvantagens: tecnologia
ainda sendo desenvolvida e limitação de áreas com aproveitamento geotérmico.
87) A energia das marés, também
conhecida como energia maremotriz, é obtida por meio do aproveitamento da
energia proveniente do desnível das marés. Para que essa energia seja revertida
em eletricidade é necessária a construção de barragens, eclusas (permitindo a
entrada e saída de água) e unidades geradoras de energia. O sistema utilizado é
semelhante ao de uma usina hidrelétrica. As barragens são construídas próximas
ao mar, e os diques são responsáveis pela captação de água durante a alta da
maré. A água é armazenada e, em seguida, é liberada durante a baixa da maré,
passando por uma turbina que gera energia elétrica.
88) Vantagens:
- É uma fonte de energia
limpa e renovável.
- É uma alternativa para países
que, por diversos motivos, não podem gerar energia elétrica através de outras
formas.
Desvantagens:
- Necessidade de ter uma
situação geográfica favorável, ou seja, presença de marés no litoral e desnível
no solo do oceano.
- A implementação do sistema
de uma usina maremotriz ainda é caro em relação ao sistema de hidrelétrica.
Assim, a relação custo/benefício ainda não é vantajosa para muitos países.
- Pode ocorrer impacto
ambiental na implantação do sistema, principalmente com relação ao ecossistema
marinho.
- Baixo aproveitamento energético.
Olá professor Renato, Corrigi Todas as questões
ResponderExcluirDavi Torres 8 º B
08/09
Professor Renato, corrigi todas as questões, teve alguns erros mas concertei.
ResponderExcluirGabriel Malaquias
8° ano B
Professor Renato, corrigi as questões, as que errei já corrigi, obrigada.
ResponderExcluirBruna Ornellas
8° B
Ok Professor, conferido e corrigido. Samuel Gonçalves 8ºAno b.
ResponderExcluirOk Professor Renato, está conferido e corrigido.
ResponderExcluirBárbara Iida - 8º B
Ok Professor Renato, questões conferidas e corrigidas. Morgana 8b
ResponderExcluirOk Professor Renato, conferi todas as questões e corrigi aquelas que errei.
ResponderExcluirAna Beatriz Alves - 8°B
Ok Professor Renato, conferi todas as questões e corrigi aquelas que errei.Maria Eduarda Castro 8°B
ResponderExcluirProfessor Renato,
ResponderExcluirOk, conferimos, corrigimos e estamos comentando.
Ramo Martins e André Luiz Mello 8º A
Ok Professor Renato, conferido e corrigido.
ResponderExcluirLeonardo Faria Gonçalves. 8ºAno B.
Ok, Professor Renato, questões conferidas e corrigidas.
ResponderExcluirMaurício 8°B
Ok Professor, conferido e corrigido.
ResponderExcluirLuíza - 8° ano azul.
Ok Professor Renato, conferido e corrigido.
ResponderExcluirAna Caroline Paulino - 8°A
Ok Professor Renato,conferido e corrigido.
ResponderExcluirMurylo Ribeiro 8°A
Ok Professor Renato, conferido e corrigido.
ResponderExcluirCiro Auzãnio 8 A
Ok Professor, conferido e corrigido.
ResponderExcluirKaren Eduarda 8°A
Ok Professor Renato, corrigido as questões
ResponderExcluirVithória R de Almeida 8ºB
Ok Professor, conferido e corrigido.
ResponderExcluirAnna Clara Fernandes Vieira 8ºA
Ok Professor, conferido e corrigido.
ResponderExcluirBeatriz Oliveira 8° A
Ok professor conferido e corrigido
ResponderExcluirLuis Gustavo Morais 8 °A
Ok Professor, conferido e corrigido.
ResponderExcluirLuciana Gabriella Caires
8ºano A