segunda-feira, 7 de setembro de 2015

8º ANO - 2015 - RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS FINAIS - 61 A 88


Prezados Alunos e Alunas,

Segue resolução dos exercícios propostos para VERIFICAÇÃO e CORREÇÃO. Gentileza comentar da seguinte maneira:

Ok Professor, conferido e corrigido. Aluno(a) Ano Turma.

Caso queira fazer alguma observação será muito bem vinda.

Favor verificar até dia 18/09/2015

61) Ao longo do tempo, os países buscam solução para sua necessidade de encontrar novas formas de produção de energia devido à demanda, às questões ambientais e ao uso exagerado de fontes não renováveis. Nesse sentido, a energia eólica ganhou espaço por ser uma fonte limpa e renovável.


63) A maioria dos países são desenvolvidos, exceto a China e a Índia. Essa grande capacidade instalada de energia eólica nesses países se deve ao fato de eles possuírem recursos, mão de obra qualificada e capacidade técnica para desenvolverem novas tecnologias e novas formas de gerar eletricidade.

64) As regiões com maior potencial para a geração de energia eólica são: o litoral do Rio Grande do Sul, o litoral norte e sul do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, o litoral norte da Região Nordeste, o interior da Bahia e o norte de Minas Gerais.

65) Sim. A relação é que as usinas geradoras de energia eólica estão situadas justamente onde se encontram os maiores potencias de geração desse tipo de energia.

66) A energia solar é aquela energia produzida a partir do Sol como fonte energética.

67) A energia solar pode ser aproveitada tanto no uso do seu calor como na produção de eletricidade.
Os aquecedores solares são um tipo de energia solar, pois aproveitam a energia térmica do Sol para aquecer a água. Os painéis fotovoltaicos utilizam a energia solar para produzir eletricidade por meio da transformação direta da energia térmica do Sol em corrente elétrica.

68) A Região Nordeste, a Centro-Oeste e parte da Sudeste.

69) Novamente, os países que possuem o maior potencial instalado de energia solar são os desenvolvidos com exceção da China e da Índia. Porém, todos esses países possuem recursos, mão de obra qualificada e capacidade técnica para o desenvolvimento e construção de novas tecnologias e parques solares.

70) A maior parte das usinas fotovoltaicas do Brasil está instalada na região Sudeste. Ao contrário da localização do maior potencial de energia solar que se encontra no Nordeste, as usinas não estão nessa região, encontrando-se, sobretudo, em São Paulo e em Minas Gerais.

71) Na região Sudeste. A região Sudeste é a mais desenvolvida, sua maior quantidade de recursos, de mão de obra qualificada e de capacidade técnica permitiu que as empresas geradoras de eletricidade desta região investisse nessa nova forma de geração de energia.

72) Qualquer matéria orgânica que possa ser transformada em energia mecânica, térmica ou elétrica é classificada como biomassa.

73) Vegetais não lenhosos – cana, capim, milho e girassol.
Vegetais lenhosos – eucalipto.
Resíduos orgânicos – esterco, bagaço e lixo.

74) Assim como na maioria da usinas geradoras de eletricidade, a biomassa gera corrente elétrica a partir da sua queima (energia térmica) utilizada para aquecer uma caldeira com água. A água aquecida gera vapor que, ao ser pressurizado, aciona uma turbina, a qual aciona um gerador elétrico capaz de gerar a eletricidade.

75) Bioenergia – Estados Unidos, Alemanha e Brasil.
Biodiesel – Alemanha, França e Itália.
Etanol – Brasil, Estados Unidos e China.

76) a) Observa-se que, durante os meses de junho e novembro, diminui bastante a quantidade de energia gerada por meio das hidrelétricas no Brasil, pois esses são os meses mais secos do ano, e o período de estiagem reflete na diminuição do volume de água dos rios e nos reservatórios.
b) A bioeletricidade pode ser utilizada para aumentar a geração de eletricidade no Brasil, justamente nos períodos de menor produção de hidreletricidade.

77) A maior parte das geradoras de bioenergia encontra-se nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. Essas áreas são produtoras de cana-de-açúcar.

78) Fontes não renováveis:
Termelétrica – próxima aos centros consumidores e gera gases do efeito estufa.
Nuclear – alta capacidade de geração de eletricidade e apresenta o perigo do lixo radioativo.
Fontes renováveis:
Hidrelétrica – limpa e causa impacto negativo para a fauna aquática.
Solar – limpa e de custo elevado.
Eólica – limpa e deve ser construída em lugares com ventos fortes e intensos.
Biomassa – utilização da matéria orgânica para gerar eletricidade e pode produzir combustíveis que substituem os fósseis.

79) A fissão nuclear é quando o átomo é dividido em partes menores, enquanto, na fusão, os átomos de diferentes compostos químicos são unidos.

80) A fusão nuclear pode gerar uma grande quantidade de energia, não emite nenhum tipo de gás do efeito estufa e não gera lixo radioativo.

81) O biogás é obtido a partir da decomposição da matéria orgânica (biomassa). A biomassa é colocada dentro do biodigestor, onde através da digestão e da fermentação das bactérias anaeróbicas, e transformada em um gás conhecido como metano. Esse tipo de bactéria não precisa de ar para sobreviver, por isso o ambiente tem que ser o mais vedado possível.

82) Biodigestor é um reservatório onde se coloca a biomassa misturada com água. É no seu interior que acontece a fermentação da biomassa, dando origem ao biogás.

83) Porque ele aproveita o gás metano, um dos gases do efeito estufa, na geração de eletricidade, e isso reduz a sua quantidade na atmosfera.

84) Energia geotérmica é a energia adquirida a partir do calor proveniente da Terra, mais especificamente do seu interior. Devido à necessidade de adquirir energia elétrica de uma forma mais limpa e em quantidades cada vez maiores, foi desenvolvido um modo de usufruir esse calor para a geração de eletricidade. Para uma melhor compreensão da forma como é aproveitada a energia do calor da Terra, deve-se primeiro perceber como o nosso planeta é constituído. A Terra é formada por grandes placas, que nos mantêm isolados do seu interior, no qual encontramos o magma, que se resume, basicamente, em rochas derretidas. Com o aumento da profundidade, a temperatura vai acrescendo. No entanto, há zonas de intrusões magmáticas, onde a temperatura é muito maior. Essas são as zonas onde existe elevado potencial geotérmico.

85) A maior parte dos países com elevado potencial geotérmico do mundo está localizada próxima às bordas das placas tectônicas. Como o Brasil não é um desses países, nosso potencial geotérmico é muito pequeno.

86) Vantagens: energia limpa, não é preciso pagar pelo combustível e é renovável.
Desvantagens: tecnologia ainda sendo desenvolvida e limitação de áreas com aproveitamento geotérmico.

87) A energia das marés, também conhecida como energia maremotriz, é obtida por meio do aproveitamento da energia proveniente do desnível das marés. Para que essa energia seja revertida em eletricidade é necessária a construção de barragens, eclusas (permitindo a entrada e saída de água) e unidades geradoras de energia. O sistema utilizado é semelhante ao de uma usina hidrelétrica. As barragens são construídas próximas ao mar, e os diques são responsáveis pela captação de água durante a alta da maré. A água é armazenada e, em seguida, é liberada durante a baixa da maré, passando por uma turbina que gera energia elétrica.

88) Vantagens:
- É uma fonte de energia limpa e renovável.
- É uma alternativa para países que, por diversos motivos, não podem gerar energia elétrica através de outras formas.
Desvantagens:
- Necessidade de ter uma situação geográfica favorável, ou seja, presença de marés no litoral e desnível no solo do oceano.
- A implementação do sistema de uma usina maremotriz ainda é caro em relação ao sistema de hidrelétrica. Assim, a relação custo/benefício ainda não é vantajosa para muitos países.
- Pode ocorrer impacto ambiental na implantação do sistema, principalmente com relação ao ecossistema marinho.

- Baixo aproveitamento energético.

21 comentários:

  1. Olá professor Renato, Corrigi Todas as questões
    Davi Torres 8 º B
    08/09

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  2. Professor Renato, corrigi todas as questões, teve alguns erros mas concertei.

    Gabriel Malaquias
    8° ano B

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  3. Professor Renato, corrigi as questões, as que errei já corrigi, obrigada.

    Bruna Ornellas
    8° B

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  4. Ok Professor, conferido e corrigido. Samuel Gonçalves 8ºAno b.

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  5. Ok Professor Renato, está conferido e corrigido.
    Bárbara Iida - 8º B

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  6. Ok Professor Renato, questões conferidas e corrigidas. Morgana 8b

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  7. Ok Professor Renato, conferi todas as questões e corrigi aquelas que errei.
    Ana Beatriz Alves - 8°B

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  8. Ok Professor Renato, conferi todas as questões e corrigi aquelas que errei.Maria Eduarda Castro 8°B

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  9. Professor Renato,
    Ok, conferimos, corrigimos e estamos comentando.
    Ramo Martins e André Luiz Mello 8º A

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  10. Ok Professor Renato, conferido e corrigido.
    Leonardo Faria Gonçalves. 8ºAno B.

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  11. Ok, Professor Renato, questões conferidas e corrigidas.
    Maurício 8°B

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  12. Ok Professor, conferido e corrigido.
    Luíza - 8° ano azul.

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  13. Ok Professor Renato, conferido e corrigido.
    Ana Caroline Paulino - 8°A

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  14. Ok Professor Renato,conferido e corrigido.
    Murylo Ribeiro 8°A

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  15. Ok Professor Renato, conferido e corrigido.
    Ciro Auzãnio 8 A

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  16. Ok Professor, conferido e corrigido.
    Karen Eduarda 8°A

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  17. Ok Professor Renato, corrigido as questões
    Vithória R de Almeida 8ºB

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  18. Ok Professor, conferido e corrigido.
    Anna Clara Fernandes Vieira 8ºA

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  19. Ok Professor, conferido e corrigido.
    Beatriz Oliveira 8° A

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  20. Ok professor conferido e corrigido
    Luis Gustavo Morais 8 °A

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  21. Ok Professor, conferido e corrigido.
    Luciana Gabriella Caires
    8ºano A

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